As vendas pela internet aumentaram bastante, principalmente o ano passado, devido as restrições por conta da pandemia. Neste post, vamos listar, 12 dicas para você potenciar o seu e-commerce.

 
1. Experiência do cliente

Conheça seus clientes e ajude-os a encontrar o que procuram da maneira mais rápida e fácil possível. Sua loja precisa ser objetiva, simples de navegar, um produto precisa ser encontrado com alguns simples cliques.

Também é importante oferecer uma maneira fácil para os clientes entrarem em contato com o atendimento ao cliente se houver alguma dúvida.

2. Emails personalizados

Construa um relacionamento duradouro com seus clientes, enviando e-mails personalizados, por exemplo:

3. Conteúdo gerado pelo usuário

Os clientes online, pesquisam muito antes de fazer uma compra, reunindo informações sobre o produto que desejam comprar. Ler as experiências dos usuários, análises de produtos e avaliações, faz a diferença para ele na hora de decidir fazer a compra. Vale a pena pesquisar os comentários dos clientes nas redes sociais, tanto das suas redes sociais quanto a dos seus concorrentes ou empresas que você usa como referencia, para saber o que as pessoas estão achando.

4. Melhore a descrição do seu produto

Muitas pessoas dão pouca atenção, na hora de criar a descrição para os produtos de sua loja. Ter conteúdo de alta qualidade em sua loja virtual, é uma das melhores maneiras de aumentar o tráfego e melhorar sua posição nas buscas do Google. Encontrar palavras-chave que as pessoas pesquisam, ou de alto valor e publicar o conteúdo que os buscadores do Google desejam, são algumas das coisas que você precisa fazer. Numa loja física, você conta com uma equipe de vendedores preparados, que além de fazer a venda, explica as características de cada produto além de sugerir quais são melhores para cada cliente e oferecer mais produtos que possa interessar. Já uma loja virtual, precisa que cada informação esteja detalhada para que o cliente encontre o que procura, pois ele não contará com um vendedor para lhe ajudar no site.

5. Sugira outros produtos que possam interessar

Basicamente toda a plataforma de vendas possui este recurso, mais conhecido como “Produtos Relacionados”. Promova looks completos e sugira outros produtos complementares que possam interessar ao cliente na hora da compra. Por exemplo, sugira uma bela camisa para o jeans que o cliente adicionou ao carrinho de compras.

6. Marketing de influência

Os influenciadores, também conhecidos como Blogueiros, podem impulsionar sua marca, aumentar as vendas e chegar diretamente ao seu público-alvo de uma forma que nunca foi possível antes. Sua taxa de conversão na sua loja depende que você tenha um bom tráfego.

Tentar rastrear tudo e controlar seu publicações em tempo real é quase impossível. Seu marketing precisa ser altamente automatizado e reagir a essa influência. Quanto mais relevantes forem seus produtos, mais você poderá aumentar suas vendas.

Mostre os produtos certos, nos lugares certos, na hora certa.

7. Sustentabilidade

Há uma demanda maior por marcas de moda e lojas de comércio eletrônico. Os clientes estão mais atentos e interessados no que estão comprando. Faça com que seja fácil para seus clientes encontrarem quais produtos são produzidos de forma sustentável, usando uma etiqueta de sustentabilidade.

9. Marketing Omnichannel

Garanta que seus clientes tenham uma experiência igualmente boa, independentemente do canal que escolham visitar, usando o marketing Omnichannel. O marketing omnichannel significa usar todos os canais relevantes para um marketing coerente de sua loja de comércio eletrônico.

10. Pesquisa de imagens

A otimização de uma pesquisa com imagem, aumenta a conversão e o envolvimento. A experiência do cliente seria muito melhor se você oferecesse pesquisa baseada em imagens, na qual os usuários pudessem usar imagens para pesquisar outros produtos semelhantes. Dessa forma, os clientes podem encontrar rapidamente o que procuram.

11. Pesquisa de Marketing

Fazer uma boa pesquisa, comparar e analisar os concorrentes e os gostos dos clientes. Se você não possui uma agência que possa fazer este trabalho para você, você deve tirar um tempo e prestar atenção ao mercado ao seu redor e melhorar a forma como você faz o marketing dos seus produtos. Criar um padrão para todas as ferramentas que você usa para divulgar a sua marca. Saber o dia certo e a hora certa que seu público está ativo, fazer testes A/B para ver que caminhos tomar. Tudo isso é tarefa da sua agência ou equipe de marketing, para entender seus clientes.

12. Seja único

Pense fora da caixa e experimente coisas novas. Você precisa ser único e se destacar da grande quantidade de empresas que vendem os mesmos produtos.
Mas como?
É uma boa ideia fazer testes A / B para ver o que funciona para seus clientes. O teste A / B significa que os visitantes visualizam 1 de 2 páginas diferentes. Uma é chamada de versão A e a outra é chamada de versão B. Eles geralmente têm designs ligeiramente diferentes ou algumas outras diferenças de conteúdo.

Você coleta dados de visitantes reais durante o teste. Desta forma, você pode medir claramente qual das páginas converte melhor. Esta é uma abordagem muito poderosa para aumentar a conversão, pois você descobrirá quais soluções de design oferecem os melhores resultados.